19 Maio 2022      12:47

Está aqui

Museu de Grândola é “único” em acessibilidade universal

O Núcleo Museológico de São Pedro, em Grândola, assinalou o Dia Internacional dos Museus com um conjunto de novos equipamentos que oferecem soluções de acessibilidade, tornando este museu “único a nível regional”.

Em comunicado, o município adianta que estes equipamentos foram desenvolvidos pela empresa Realizasom, para dotarem o Núcleo Museológico com “acessibilidade digital e universal, para que todos possam interagir de maneira efetiva e independente”.

Assim, no âmbito do projeto “Cultura para Todos”, o museu apresenta agora uma inovadora aplicação com o circuito de visita à exposição permanente e uma galeria de imagens com pontos de interesse.

O audioguia disponibiliza ainda diversos conteúdos, nomeadamente “uma versão áudio em português destinada ao público em geral; a versão audiodescrição para visitantes com deficiência visual; e uma versão vídeo em Língua Gestual Portuguesa para pessoas com dificuldades auditivas”.

Além disso, no final da visita, os utilizadores são convidados a testar os seus conhecimentos num divertido “quiz”. Se o visitante acertar em 15 respostas, recebe uma lembrança à saída, refere ainda a mesma fonte.

O município esclarece que esta app “funciona sem necessidade de ligação Wi-Fi ou consumo de dados, sendo o acesso aos conteúdos de modo automático, através de tecnologia de proximidade NFC”. Para mais, é também possível solicitar o equipamento de audioguia na receção do Núcleo Museológico.

O mesmo comunicado adianta que “foram aplicadas no chão marcas de aviso e piso tátil” para pessoas com diversidade funcional, e “introduzida sinalética dos serviços em braile e alto contraste”.

“Para sentir a textura e a temperatura, estão disponíveis peças tácteis elaboradas com materiais originais, nomeadamente a réplica de um vaso de cerâmica decorado, um braçal de arqueiro de xisto e brevemente o cofre dos pelouros”, pode ler-se no documento.

Adicionalmente, os elementos das medalhas históricas encontradas na Igreja de São Pedro podem também ser apreciadas em relevo 2D, com texto impresso em braile. De acordo com o município, o filme do museu sobre a história do concelho, da Pré-História ao século XX, está “agora reformulado, com versões acessíveis de linguagem gestual e audiodescrição”.

O Núcleo Museológico de São Pedro foi inaugurado em 9 de abril de 2021 e encontra-se instalado na antiga igreja de São Pedro. O espaço está aberto ao público de segunda a sábado, das 09:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:00.