14 Dezembro 2021      09:43

Está aqui

Municípios alentejanos e ribatejanos valorizam montado de sobro e cortiça

O município de Redondo juntou-se a 26 municípios alentejanos e ribatejanos para valorizar o montado de sobro e cortiça, é revelado em comunicado.

Segundo a Câmara Municipal de Redondo, o livro e o passaporte “Um Território a Descobrir – Montado de Sobro e Cortiça” é o resultado do projeto criado no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE “Montado de sobro e cortiça”, liderado por Coruche.

Este livro e passaporte podem ser encontrados no Museu Regional do Vinho/ Posto de Turismo de Redondo, e tem como objetivo permitir que os municípes e visitantes possam “desbravar” novos caminhos, “rodeados por um ecossistema único que é habitado por um ‘cem número’ de espécies e uma riqueza natural ímpar, e a cada paragem, o registo fique carimbado com um Selo Certificado do Território de Montado de Sobro e Cortiça”.

O programa, além de “promover este recurso endógeno único no mundo”, visa ainda “estimular o turismo e valorizar as gentes e as potencialidades que cada município tem para oferecer”.

O passaporte e o livro foram entregues ao Executivo Municipal de Redondo por Carlos Abreu, do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche.

Em destaque no livro estão os Municípios de Redondo, Estremoz, Arraiolos, Montemoro-Novo, Évora, Reguengos de Monsaraz, Portel, Vendas Novas, Gavião, Portalegre, Crato, Fronteira, Avis, Ponte de Sor, Mora, Sousel, Ferreira do Alentejo, Odemira, Santiago do Cacém, Grândola, Alcácer do Sal, Coruche, Benavente, Almeirim e Chamusca.