3 Outubro 2023      11:23

Está aqui

Mourão quer criar o maior Festival Náutico da Europa

O município de Mourão e o Instituto Português de Arte e Cultura vão promover a 1.ª edição do Festival Náutico nas margens da Barragem de Alqueva, nos dias 27 e 28 de outubro.

Em comunicado, o instituto explica que se trata “de um evento que tem por objetivo tornar-se no maior e mais grandioso Festival Náutico da Europa”, numa “celebração única” que irá reunir “dezenas de concelhos que partilham a mesma herança e paixão pelo mundo náutico”, além de “prometer uma experiência memorável que entrelaça a cultura e a natureza em harmonia”.

Assim, entre 27 e 28 de outubro, a vila de Mourão irá receber “dezenas de personalidades pertencentes a diferentes quadrantes, político, económico, social e cultural, munidos pela novidade e pelo propósito de preservar as tradições e heranças da náutica portuguesa”.

Segundo o Instituto Português de Arte e Cultura, “o evento destaca-se por uma programação diversificada que inclui apresentações artísticas com danças, músicas e cantos tradicionais, transportando os participantes para tempos remotos da rica história local”.

Além disso, “embarcações típicas de diferentes territórios, tripuladas por marinheiros e pescadores trajados à moda antiga, dão vida a uma emocionante procissão náutica, simbolizando a união das comunidades através do majestoso rio Guadiana”.

O festival conta com a participação de 30 municípios portugueses e 40 associações náuticas, entre as quais a própria Marinha de Guerra Portuguesa, que marca a sua presença “com uma força de fuzileiros e um conjunto de atividades que visam a divulgação das nossas forças navais”.

A organização do evento salienta ainda a “celebração da natureza” associada ao mesmo, ao realizar-se no “majestoso cenário do lago de Alqueva”, com as suas “paisagens deslumbrantes e as vistas panorâmicas”, reforçando a importância da preservação ambiental.

 

Fotografia de visitalentejo.pt