O município de Mourão está a promover a iniciativa Mourão Saboroso – “Mês da Açorda”, até dia 9 de fevereiro.
Em comunicado, a autarquia refere que “esta iniciativa que já vai na terceira edição pretende promover um clássico da gastronomia tradicional alentejana, como forma de dinamizar o setor da restauração e potenciar o turismo gastronómico”.
Assim, as açordas típicas do concelho, sejam “de alho, tomate, cação, pezinhos de coentrada ou marisco, acompanhadas pelo tradicional pão alentejano”, vão estar em destaque nos restaurantes aderentes à iniciativa.
“A arte e o engenho dos alentejanos e os conhecimentos transmitidos pelos árabes permitiram transformar o pão em ingrediente estruturante da alimentação, adicionando-o aos caldos, e assim começa a história da típica açorda”, destaca ainda a mesma fonte.
As várias reinterpretações da açorda podem ser apreciadas nos restaurantes do concelho, nomeadamente Adega Velha, Casa dos Lacerdas, Herdade dos Delgados, Lanterna, O Beiral, O Chafariz, Retiro Azul e Vila Velha.
Fotografia de tasteatlas.com