28 Janeiro 2026      10:59

Está aqui

Moura dá a conhecer toponímia da cidade em “Ruas que falam”

A Câmara Municipal de Moura promove hoje, quarta-feira, a 1.ª edição das “Ruas que falam”, uma iniciativa que pretende “divulgar as ruas de Moura, explicando e documentando a origem dos respetivos nomes, além das suas especificidades e curiosidades que irão enriquecer a cultura geral” dos participantes.

Em comunicado, a autarquia explica que o projeto se irá centrar num local de grande valor simbólico para sucessivas gerações de mourenses: o antigo campo de futebol “Maria Vitória”.

Segundo a mesma fonte, “mais do que um espaço desportivo, o campo é um ponto de encontro de memórias, paixões e histórias vividas que marcaram o quotidiano da comunidade”.

Neste sentido, a sessão “propõe uma viagem pelas origens do campo e pelo papel que desempenhou na vida social e associativa de Moura, destacando a importância do desporto como espaço de convívio, identidade e pertença”.

Esta edição das “Ruas que falam” terá como guias José Gonçalo Valente, arqueólogo da Câmara Municipal de Moura, e Francisco Cravo, figura incontornável do Moura Atlético Clube e da História do Campo Maria Vitória.

 

Fotografia de viagensecaminhos.com