22 Agosto 2019      10:44

Está aqui

Moura: Convento do Carmo já conhece novos inquilinos

Já foi adjudicado o Convento do Carmo em Moura. Este é já o 9.o imóvel adjudicado ao abrigo do Programa Revive e o seu uso foi concessionado – por 50 anos - à entidade que gere o Hotel Convento do Espinheiro, em Évora, a SPPTH— Sociedade de Promoção de Projetos Turísticos e Hoteleiros.

Em avançado estado de degradação, a sua construção remonta a 1251, e foi mesmo o primeiro convento da ordem carmelita fundado na Península Ibérica. Já no século XVI sofreu transformações profundas, e viu serem construídas a igreja, os claustros e as capelas, sendo deste convento que saíram os monges que viriam depois a fundar o Convento do Carmo, em Lisboa.

Em pleno centro histórico de Moura, o convento está classificado como imóvel de interesse público desde 1944 e a sua recuperação tem por objetivo transformá-lo numa unidade hoteleira de 4 estrelas, com cerca de 50 quartos, num investimento estimado em cerca de 6 milhões de euros.

A abertura está prevista para 2022.

O programa Revive prevê recuperar imóveis para os tornar aptos para atividades económicas, nomeadamente nas áreas de hotelaria, restauração e cultura, ou outras formas de animação e comércio e já recuperou vários imóveis no Alentejo como, por exemplo, o Convento de S. Paulo, em Elvas, e a coudelaria de Alter do Chão.