O município de Vendas Novas vai promover, no próximo dia 16 de novembro, a Mostra de Sopas, um evento que “reúne sabores tradicionais, animação e novidades” no Mercado Municipal de Vendas Novas, a partir das 12:00.
Em comunicado, a autarquia explica que, nesta sexta edição, participam a Associação de Moradores do Polígono e Campos da Rainha, o Grupo de Danças e Cantares Pioneiros de Vendas Novas, o Rancho Folclórico de Landeira, o Rancho Folclórico das Piçarras e o Lar de Betânia.
De um total de 15 sopas apresentadas, não vão faltar “as tradicionais sopas de entulho, como o grão com espinafres, feijão com abóbora, feijão com massa e cabeça de porco com grão”, “os reconfortantes cremes de coentros, cenoura ou peixe”, e ainda “a Sopa da Bia ou da Tia Antónia”.
Este ano, a Venezuela é o país convidado, trazendo a Sopa Cruzado, uma especialidade nacional que será confecionada ao vivo por uma venezuelana residente em Vendas Novas.
Para complementar a refeição, não faltarão salgadinhos, enchidos, pão, vinho, compotas, queijos, mel e doces, numa verdadeira mostra de produtos e saberes locais.
Entre a programação do evento destacam-se um magusto gratuito, torneios de chinquilho e sueca, o reconhecimento aos restaurantes participantes nos Fins de Semana Gastronómicos e o sorteio ao vivo dos vales do Fim de Semana Gastronómico Migas e Açordas.
Além disso, está programada uma Oficina da Sopa, “uma iniciativa pedagógica para crianças, em parceria com a nutricionista e cozinheiras de um dos refeitórios escolares, que ensinarão os mais novos a preparar este prato nutritivo”.
Quanto à animação musical, estão previstas as atuações do grupo musical Koincidências, Telmo Falcão e grupo local Modas Soltas.
A entrada é livre, mas haverá um kit especial composto por uma pequena mochila, a tigela oficial do evento, uma colher e um copo reutilizável, ao preço de 2,5 euros. O município adianta ainda que 1 euro deste valor reverte para os Bombeiros Voluntários de Vendas Novas.
Contudo, “em alternativa, o público é convidado a trazer de casa a tigela e o copo de outras edições, contribuindo para reduzir o impacto ambiental da iniciativa, mas sem deixar de apoiar a corporação local”.
Fotografia de comolopuedohacer.com