23 Maio 2023      09:59

Está aqui

Montemor-o-Novo revê preços para recuperar Convento da Saudação

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo acaba de anunciar que o concurso público para a reabilitação do Convento da Saudação vai ser lançado no próximo mês ou no seguinte, após a conclusão da revisão de preços na empreitada.

Em declarações à agência Lusa, Olímpio Galvão, presidente da autarquia, revelou que a câmara municipal pediu “a reapreciação dos valores do projeto” e espera lançar o concurso público após esse processo, ou seja, dentro “um ou dois meses”.

“O projeto está feito e aprovado em reunião de câmara e pode ser lançado, mas não faz sentido lançá-lo sem haver uma revisão de preços para os valores de hoje porque [a aprovação pelo município] já tem alguns meses”, adiantou.

Note-se que a reabilitação do convento está contemplada na lista de novas intervenções incluídas na proposta de reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural, com um financiamento de 5,9 milhões de euros.

O autarca sublinhou ainda que a revisão de preços está a cargo de uma empresa, adiantando que o processo “é muito complexo”, pois envolve “uma verba gigantesca”, que representa “o segundo maior investimento público no concelho” depois da barragem dos Minutos.

“A revisão de preços demorará o seu tempo, mas espero e temos que lançar o concurso público nos próximos meses para, até final do ano, termos a obra adjudicada e começarmos a trabalhar” na empreitada, destacou.

Olímpio Galvão referiu que o atual projeto de reabilitação do Convento da Saudação, ainda sem a revisão dos custos, “está orçamentado em 6,4 milhões de euros”, admitindo que, com os novos preços, o valor possa chegar aos sete milhões.

Nesse sentido, o autarca disse que, para que “a câmara tenha capacidade para efetuar a obra”, espera que o projeto possa também contar com financiamento do novo Programa Operacional Regional Alentejo 2030.

Recorde-se que o Convento da Saudação, que foi cedido pelo Estado à Câmara de Montemor-o-Novo em 2018, já beneficiou de obras de escoramento, num investimento de 1,6 milhões de euros, financiadas pelo Fundo de Salvaguarda do Património Cultural.

O imóvel é a sede da estrutura cultural O Espaço do Tempo, que, por o projeto de reabilitação ainda não ter avançado, tem agora o seu centro artístico e cultural a funcionar numa antiga oficina da cidade.

Classificado como Monumento Nacional, o Convento de Nossa Senhora da Saudação pertenceu à Ordem Dominicana e acolheu sempre grande número de religiosas, até que, no século XIX, na sequência da extinção das ordens religiosas, foi ocupado pelo Estado, que aí instalou um asilo (até aos anos 60 do século XX).

A reprogramação do PRR vai dar mais 40 milhões de euros para a reabilitação e conservação do património cultural nacional, totalizando, neste eixo, 190 milhões.

Segundo o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, a proposta de reprogramação do PRR para o Património Cultural prevê mais 29 intervenções em monumentos, sítios arqueológicos e museus espalhados do país, incluindo as regiões autónomas.

 

Fotografia de radionovaantena.com