O ténis nacional vive um momento histórico em Montemor-o-Novo. Pela primeira vez na história do Montemor Ladies Open, duas jogadoras portuguesas vão disputar a final do torneio — e, de forma inédita, são irmãs. Francisca Jorge e Matilde Jorge asseguraram este sábado a presença na final da 22.ª edição do torneio, que se realiza este domingo, 9 de junho, às 10h00, no Clube de Ténis de Montemor-o-Novo.
Matilde Jorge foi a primeira a carimbar o passaporte para a final, ao bater a eslovaca Viktoria Hruncakova, segunda cabeça de série e antiga número 43 mundial, por 6-4 e 7-6 (4), numa meia-final equilibrada e de alto nível competitivo. A jovem vimaranense demonstrou grande maturidade tática e capacidade de adaptação nos momentos decisivos. Seguiu-se Francisca Jorge, que protagonizou uma exibição convincente frente à norte-americana Hina Inoue, número um do torneio, vencendo com clareza por 6-2 e 6-1, num encontro em que a sua superioridade nunca esteve em causa.
Com este resultado, uma das irmãs Jorge irá inscrever o seu nome na história do Montemor Ladies Open, juntando-se ao restrito grupo de portuguesas que venceram o torneio: Frederica Piedade (2003), Ana Catarina Nogueira (2004) e Magali de Lattre (2010).
Organizado pelo Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, o torneio conta com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, do Município de Montemor-o-Novo, da União de Freguesias de Vila Bispo e Silveiras, da Associação de Ténis do Alentejo e dos patrocinadores Crédito Agrícola e Lusitania Seguros. A final promete ser um momento marcante para o ténis feminino português e um símbolo do talento que cresce em território nacional.