28 Abril 2021      11:09

Está aqui

Monte Selvagem reabre com novidades mas precisa de ajuda

O parque Monte Selvagem, em Montemor-o-Novo, reabriu ao público com algumas novidades: a visita é agora apenas feita de forma pedestre, e “portanto mais sustentável”, e o número de miradouros disponíveis para os visitantes verem os animais aumentou.

Ana Paula Santos, diretora do parque, revela ao New In Town que “montámos ainda um novo espaço museu, ‘wild museum’, com espólio dos ciclos de vida dos seres vivos do parque, coletado durante 17 anos de vida do Monte Selvagem; e estamos a preparar uma sala multiusos para diversificarmos a nossa oferta turística e de educação ambiental”.

Além disso, o parque construiu ainda mais sinalética educativa, com recurso aos materiais da floresta do montado onde se insere, e disponibilizou mais jogos lúdico-pedagógicos por toda a área.

Seguindo uma política “Clean & Safe”, o parque respeita as progressivas medidas de desconfinamento e, neste momento, está em horário reduzido: de terça a sexta-feira das 10 às 17 horas e aos fins de semana (pelo menos até ao dia 2 de maio) das 9 às 13 horas.

É ainda obrigatória a utilização de máscara na entrada, loja, bar, WCs e equipamentos lúdicos, assim como a desinfeção das rodas dos carros, a desinfeção das solas dos sapatos e das mãos à entrada do parque. A sinalética covid espalhada pelo espaço alerta também para o distanciamento social, o cumprimento da etiqueta respiratória e a lavagem e desinfeção constante das mãos, dispondo o parque de mais de 30 pontos de desinfeção.

As lotações máximas de segurança estão agora mais reduzidas e há uma ausência quase total de visitas escolares. De acordo com a diretora, o objetivo principal do parque para este ano é captar mais visitantes em núcleos familiares, “que procurem o contacto tranquilo com a natureza, um lugar perfeito para fazer um piquenique, desfrutar em família, no meio natural, com qualidade”.

Desde a reabertura que a afluência “ainda é fraca”, mas todos os que vão “mostram-se bastante agradados com o parque, cumprem as regras, estão ávidos por ar livre e natureza, e esperamos que mesmo que aos poucos, consigamos recuperar da crise provocada pela pandemia”, sublinha também Ana Paula Santos.

O tempo tem estado propício, mesmo com alguma chuva, e “as famílias precisam do contacto com a natureza, para ultrapassarem esta fase de confinamento e de pressão para todas as idades”, conclui a diretora.

“Cá estamos à espera dos nossos visitantes, que ao visitarem o parque, estão a ajudar a Conservação da Natureza e a viabilizar este projeto de responsabilidade ambiental e educativa”, frisa, lembrando que há quatro formas simples e importantes (como o último ano provou) de ajudar, todas disponíveis na página do parque: a primeira é simplesmente visitando-o; a segunda, doando qualquer quantia monetária, para IBAN do Monte Selvagem PT50 0033 0000 00269925005 05;  a terceira, doando alimentos para animais (preferencialmente rações e fenos, por questões de dificuldade de armazenagem de produtos frescos); e finalmente, comprando antecipadamente entradas para visitar o parque, na loja online.

 

Fotografia de ines3d.blogs.sapo.pt