28 Agosto 2022      10:46

Está aqui

Montado alentejano é homenageado em banda desenhada

Por Joana Mancha

 

Foi criado um projeto de banda desenhada, no concelho de Odemira (Beja), que pretende homenagear o montado de sobro.

Hugo Tornelo e Rita González são os coordenadores deste projeto, que além de homenagear o sobreiro e o montado, visa também consciencializar a população para o declínio das espécies de sobreiros.

“Histórias à sombra do Montado”, dá nome ao projeto que contará com quatro bandas desenhadas independentes, cada uma elaborada por diferentes escritores e ilustradores, escolhidos pelos próprios coordenadores do projeto.

As histórias vão ser impressas em formato de jornal e de livro, e com o apoio da Câmara Municipal de Odemira, serão depois distribuídas gratuitamente por todo o concelho, em escolas e outros estabelecimentos públicos, como cafés e bibliotecas, com data a apontar já para o próximo mês de setembro.

O montado de sobro "é um dos ecossistemas mais ricos do mundo" e Portugal é dono da maior área a nível mundial, (concentra 34% da área mundial, num total de 736 mil hectares). E apesar de o sobreiro ser considerado espécie protegida desde 2002, e reconhecido como árvore nacional em Portugal, desde 2011, as más práticas agrícolas acompanhadas das alterações climáticas, fizeram com que o montado se encontre em risco.

De realçar que Odemira é o maior concelho do país e detém uma vasta área de sobreiros, que compõem metade do seu território. 

 

Imagem de montadodesobroecortica .pt