21 Setembro 2022      09:16

Está aqui

Monforte vai ter unidade de produção de hidrogénio verde

Gonçalo Lajem, presidente da Câmara Municipal de Monforte

Uma parceria criada entre a Lightsource BP e a Douro Gás (LSBPDG) vai implementar uma unidade de produção de hidrogénio verde e de prestação de serviços de operação e manutenção em Monforte, num investimento na ordem dos 16 milhões de euros.

Em declarações à Lusa, Paulo Preto dos Santos, da Douro Gás, referiu que “o projeto já foi sujeito à aprovação do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), há um ano atrás, e agora estamos a implementá-lo” na freguesia rural de Assumar, no concelho de Monforte.

O responsável adiantou ainda que, “até ao final” de 2023, o projeto tem de estar em funcionamento, acrescentando que a unidade produzirá “no máximo” 89 quilos de hidrogénio por hora, sendo ainda composto por uma componente solar fotovoltaica.

“Escolhemos Monforte para desenvolver este projeto porque é um dos pontos de acesso à REN - Redes Energéticas Nacionais, à rede de alta pressão do gás”, justificou.

Segundo Paulo Preto dos Santos, a componente de produção fotovoltaica do investimento, composta por “10 megawatts (MW)”, vai ser desenvolvida em “15 a 20 hectares” do terreno, enquanto a de produção de hidrogénio verde não chegará a uma área de um hectare ocupado.

O anúncio de procedimento para o concurso público da obra foi publicado no dia 12 deste mês em Diário da República (DR), tendo como base um valor de 10 420 000 euros.

Gonçalo Lajem, presidente da Câmara de Monforte, mostrou-se “bastante satisfeito” por acolher este investimento, acrescentando que este projeto deverá criar “cinco a seis” postos de trabalho, naquilo que considera ser “mais uma oportunidade” para o concelho.

“Cinco ou seis postos de trabalho em Monforte dizem respeito a 500 ou 600 em Lisboa e, na maior parte das vezes, estamos a falar de mão-de-obra qualificada”, disse o autarca.

 

Fotografia de farpasblogue.blogspot.com