Com o objetivo de albergar os cerca de 16000 azulejos que retratam vida e milagres da rainha Santa Isabel, a autarquia de Monforte pretende investir perto de 600 mil euros na criação de um museu.
Além da vida da Rainha Santa, existem azulejos onde figuram os milagres de São Francisco e painéis não figurativos compostos por motivos seriados.
O espólio é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Monforte e estavam colocados originalmente na a Igreja do antigo convento do Bom Jesus, demolida em meados dos anos 40. Desde então os azulejos estão armazenados em 59 caixotes de madeira.
O projeto procura agora garantir o financiamento necessário para salvaguardar e expor devidamente este património, sendo o mesmo candidato a financiamento do “Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização do Interior”.
A intenção da autarquia de valorizar este património azulejar remonta a 2006, data em que foi assinado um protocolo de colaboração entre a Santa Casa da Misericórdia e a Câmara de Monforte e que previa a transferência e exposição do espólio em instalações municipais, e que, seis anos mais tarde, viriam a ser inventariados e remontados em exposição.
Além dos painéis figurativos alusivos à vida e milagres da Rainha Santa Isabel, o espólio é também constituído.
Imagens de cm-monforte.pt
Siga o Tribuna Alentejo no e no
. Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão