Um grupo de amigos e antigos colaboradores de Miranda Calha, falecido no ano de 2020, em plena pandemia de Covid-19, vai juntar-se, pelas 12:00 do dia 29 de março, na Praça da República, em Portalegre, para assinalar os cinco anos da sua morte.
Depois, o grupo seguirá para o cemitério da cidade, de forma a “prestar uma homenagem póstuma junto à campa de Júlio Francisco Miranda Calha”, pode ler-se em comunicado.
Miranda Calha desempenhou diversas funções na administração local e nacional, tendo sido Governador Civil de Portalegre, deputado na Assembleia Constituinte e na Assembleia da República Portuguesa e secretário de Estado nas pastas da Administração Regional e Local, Defesa Nacional e Desporto.
Natural de Portalegre, Miranda Calha licenciou-se em Filologia Germãnica, deu aulas na capital de distrito e em Castelo de Vide e foi ainda membro fundador da Direção do Sindicato dos Professores do Distrito de Portalegre. Dirigiu também o Semanário Regional A Rabeca e foi um dos fundadores da Cooperativa Rádio Portalegre. A nível local, desempenhou funções como presidente da Assembleia Municipal de Portalegre, tendo sido o autarca mais novo em funções depois da Revolução de 25 de Abril.
Foi também eleito, por 13 vezes, deputado à Assembleia da República, pelo círculo de Portalegre, tendo uma destas vezes sido à Constituinte. Foi eleito por mais duas vezes, uma por Lisboa, outra pelo Porto. Foi vice-presidente da Assembleia da República e secretário de Estado da Administração Regional e Local, da Defesa Nacional e do Desporto em vários governos do Partido Socialista. Foi ainda presidente da Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local. Na nota biográfica que acompanha o comunicado, pode ainda ler-se que Miranda Calha foi também presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional, da Comissão de Segurança e Defesa da Assembleia Parlamentar da NATO, da Sub-Comissão para a Convergência e Cooperação Económica Este-Oeste e da Sub-Comissão para a Cooperação Atlântica em matéria de Defesa e Segurança, vice-presidente da Assembleia Parlamentar da NATO e da Comissão Económica da Assembleia Parlamentar do Atlântico Norte, membro das Comissões de Administração Interna, Poder Local e da Juventude da Assembleia da República, da Assembleia Parlamentar da União da Europa Ocidental, da Comissão de Defesa da Assembleia Parlamentar da União da Europa Ocidental e da Comissão de Segurança e Defesa da Assembleia Parlamentar do Atlântico Norte e Relator Geral da Comissão de Segurança e Defesa da Assembleia Parlamentar do Atlântico Norte. Foi também professor na Liceu Nacional de Portalegre e diretor na Escola Preparatória de Castelo de Vide.
A 21 de abril de 2005, foi condecorado com o grau de grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique e, a 27 de fevereiro de 2006, com a grã-cruz da Ordem do Mérito. Recebeu ainda a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro do município de Portalegre.
Miranda Calha, nascido a 11 de novembro de 1947, foi ainda autor de diversos textos sobre Política em geral, Defesa Nacional, Autarquias e Desporto e publicou “Um Rumo para o Desporto” e “Dois Anos de Governo, Dois Anos de Desporto”.
Fotografia de sol.sapo.pt