12 Agosto 2021      10:19

Está aqui

Ministra da Agricultura garante avanço do Bloco de Rega de Cuba e Vidigueira

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, garantiu aos autarcas de Cuba e Vidigueira que “existe vontade política, por parte do Governo, na concretização das obras do Bloco de Rega integrado no EFMA” que irá abranger os dois concelhos.

Recorde-se que, na passada terça-feira, realizou-se um encontro entre a ministra e os presidentes de ambos os municípios, no qual os autarcas “manifestaram preocupações sobre o atraso no lançamento das obras do Bloco de Rega de Cuba e Vidigueira, integrado no Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, um investimento cuja conclusão chegou a estar prevista para 2020, mas cujas obras têm vindo a ser adiadas”.

De acordo com a Rádio Pax, a governante revelou que “o Estudo de Impacto Ambiental elaborado pela EDIA está concluído” e deu garantias que, durante o último trimestre deste ano – fazendo mesmo referência ao mês de outubro – “haverá condições de o apresentar publicamente, bem como o cronograma financeiro para arranque e concretização da obra”.

Maria do Céu Antunes assegurou ainda que “existe vontade política por parte do Governo na concretização do projeto sendo o mesmo, prioritário no que diz respeito às obras consideradas no Plano Nacional de Regadio”, tal como explica João Português, presidente do município de Cuba.

Em declarações à Rádio Pax, o autarca refere que, tanto ele como Rui Raposo, presidente da Câmara de Vidigueira, manifestaram agrado pela informação que lhes foi transmitida.

A construção deste Bloco de Rega, incluído na segunda parte do Plano Nacional de Regadio, prevê um investimento da ordem dos 8,5 milhões de euros e vai beneficiar 1190 hectares.

 

Fotografia de radiopax.com