30 Janeiro 2021      10:51

Está aqui

Ministra da Agricultura em guerra às alterações climáticas

Ministra da Agricultura - Maria do Céu Antunes

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, revelou que quer que sejam realizadas práticas sustentáveis de produção na agricultura e contribuir assim para travar as alterações climáticas.

A ministra falava, na videoconferência "Viver o Clima no Baixo Alentejo", uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), nume parceria com a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).

Além de debater o tema, a iniciativa serviu ainda de apresentação do projeto que decorrerá, nos próximos três anos, nos concelhos de Aljustrel, Alvito, Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo, Moura, Serpa e Vidigueira – todos ao abrigo do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, da EDIA (mais informação em peça à parte).

Maria do Céu Antunes disse que os efeitos das alterações climáticas - chuvas, dos incêndios, da erosão ou de secas persistentes - são óbvios e urge a necessidade de respostas efetivas, referindo também que existem três dimensões quando se fala de sustentabilidade: ambiental, económica e social.

O projeto "Viver o Clima no Baixo Alentejo" representa um investimento de cerca de 200 mil euros, comparticipada por fundos comunitários do programa europeu EEA Grants.

A ministra falou ainda das oportunidades da região alentejana, não só na agricultura como na transformação e no turismo, e relembrou plano estratégico do governo, a 10 anos, e que se prende com o valorizar de cada região, promovendo a economia circular, o combate às alterações climáticas e seus efeitos e da valorização das raças autóctones. Esta agenda de inovação "Terra Futura", é parte do Plano de Recuperação e Resiliência.

 

Imagem de interempresas.net