14 Janeiro 2016      18:03

Está aqui

A MINHA HOMENAGEM A DAVID BOWIE

Esta semana acordamos com a notícia do desaparecimento de David Bowie, mas mais do que a lenda do Rock, ele era muito mais que isso… Bowie ditou anti-regras do mundo da moda, e acima de tudo foi um visionário.

Poucos sabem que ele foi um dos que apostou no desenvolvimento inicial da internet… corria o ano de 1998 e David Bowie criou o seu serviço de internet, a BowieNet. Os seus serviços nunca quiseram ser concorrentes de gigantes, mas antes preceder a uma moda que se veio a instalar com o MySpace.

O serviço da BowieNet ainda hoje estaria atual, afinal foi ele que pela primeira vez (já faz 20 anos) disponibilizou uma das suas obras na internet… conseguindo mais de 300.000 downloads.

A internet estava a dar os seus primeiros passos, e David Bowie viu no que se podia tornar, e no caracter disruptivo para a forma como se consumia media naquela altura… afirmou na altura que “a musica será disponibilizada como a agua ou a eletricidade”… antevendo caminhos como o itunes ou outros sites da mesma natureza.

A veia inovadora de David Jones (nome de batismo de Bowie) não se ficou pela internet… ele emitiu obrigações bancarias cuja remuneração estava indexada aos resultados financeiros da sua carreira artística, criou um banco online, cujos cartões estavam decorados com a sua imagem.

A BowieNet fechou em 2006, mas mesmo não sendo um dos grandes sucessos da internet, foi certamente uma antevisão do que podia vir a ser.

Bowie, musico, ator, produtor, visionário… atravessa gerações, e deixa varias gerações a lamentar a sua partida, mas até aqui foi nos seus moldes, deixou um disco de despedida, onde se estivermos com atenção vamos entender a mensagem de despedida que nos deixa…

… David Bowie não morreu, apenas nos deixou por um momento.

Imagem daqui.