22 Novembro 2020      11:18

Está aqui

Mina de S. Domingos: menos eucaliptos, mais azinheiras e um parque solar

Na mina de S. Domingos, os eucaliptos vão voltar a dar lugar às tradicionais azinheiras, medronheiros, além de uma central solar.

A empresa proprietária do antigo complexo mineiro de S. Domingos já terá comunicado à Câmara de Mértola a intenção de substituir o velho eucaliptal – que já começou a cortar - numa área de cerca de 600 hectares, por outro tipo de árvores, como azinheiras e medronheiros, revela um artigo de Carlos Dias no jornal “Público”, bem como criar um parque solar.

Junto da autarquia, a empresa terá mostrado a intenção de instalar um parque solar para ocupar uma área com 250 hectares e produzir 116 megawatts de potência, projeto que carece ainda de licenciamento da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Paralelamente, continua a ser recuperado e reabilitado o antigo complexo mineiro, procedendo-se à descontaminação de águas e solos.

Para esta recuperação ambiental da mina de S. Domingos, o Governo comprometeu-se a investir cerca de 20 milhões de euros. cofinanciados por fundos estruturais, através do POSEUR do Portugal 2020.

 

Para informações mais detalhadas consulte leia o artigo do jornal “Público”.

 

 

Imagem de vozdocampo.pt