25 Junho 2020      10:26

Está aqui

Mina de Castro Verde com cobertura 4G em mais de 90 km

A mina de Neves-Corvo, em Castro Verde, Beja, irá passar a ter tecnologia 4G/LTE (Long Term Evolution) em mais de 90 km de túneis, devido à aposta da Altice Portugal, através da Altice Empresas, e a Somincor, subsidiária da Lundin Mining e responsável pela exploração da mina.

Esta parceria tem o objetivo de responder aos desafios do setor mineiro, nomeadamente no que toca à melhoria da segurança dos seus colaboradores e à necessidade de coordenação permanente sobre as operações realizadas por máquinas e equipas no subsolo. De acordo com ambas as empresas, este é um marco “histórico para o setor mineiro nacional e internacional, atendendo a que será uma das primeiras no mundo a receber esta tecnologia”.

Assim, a mina irá receber uma solução avançada de rede de dados wireless com tecnologia 4G/LTE para a cobertura de 90 km de túneis. Foi escolhida a arquitetura LTE em 800 MHz e também LTE em 1800 MHz, conforme a área a cobrir. Esta solução conta ainda com o fornecimento de uma rede core local redundante para garantia de elevada autonomia, menor latência e segurança total, permitindo à empresa mineira garantir a segurança operacional, o aumento da eficiência e produtividade, bem como redução de custos.

Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, salienta que este projeto, “para além de se traduzir em mais um marco para o país, é uma alavanca para um maior desenvolvimento económico local e regional. Uma aposta que a empresa faz em todo o país, com uma preocupação não só com as populações, mas também com todo o tecido empresarial”.

Já Kenneth Norris, Administrador Delegado da Somincor, não deixou de destacar que a assinatura deste contrato “acontece num momento complicado da vida económica e social nacional e global, e esperamos que este constitua um sinal claro da confiança que temos na nossa empresa, na região do Baixo Alentejo e em Portugal”.