17 Agosto 2022      13:01

Está aqui

Mértola regressa às origens com hammam islâmico

O Hammam & Casa de Chá, instalado na Casa Cor-de-Rosa em Mértola, foi alvo de obras de requalificação num projeto da responsabilidade da Câmara Municipal, que ronda o investimento de “um milhão de euros”. A abertura está prevista para outubro.

Em declarações ao Sul Informação, Rosinda Pimenta, vice-presidente da autarquia, divulgou que 800 mil euros se destinaram às obras na casa, enquanto os restantes 200 mil euros foram para o design de interiores, equipamento, criação do site, entre outros aspetos.

A responsável explicou que a intervenção passou não só por “reabilitar um edifício degradado do centro histórico de Mértola”, mas também “trazer para o centro histórico novas funcionalidades e novas atratividades”.

O autor do projeto de reabilitação da Casa Cor-de-Rosa, incluindo a instalação do hammam, de uma casa de chá e de um jardim aromático, bem como do design de interiores e da conceção de peças decorativas e utilitárias, é o arquiteto José Alberto Alegria, especialista em arquitetura e construção em terra.

Agora, o piso térreo do edifício dará lugar aos banhos mouros, ou hammam, pensados para acolher um máximo de seis a oito pessoas de cada vez e dotados de todas as áreas tradicionais dos banhos públicos. Estes espaços, antigos lugares de purificação, higiene e sociabilidade, serão agora relançados como uma área de saúde, bem-estar e cultura.

A par do hammam, haverá, no primeiro andar, uma Casa de Chá, prevendo-se que o espaço seja animado com uma programação cultural própria, com tertúlias, exposições, conversas e degustações de sabores do Mediterrâneo.

Após quatro anos de intervenções na Casa Cor-de-Rosa, a autarquia espera agora que o Hammam & Casa de Chá abra para ser mais um ponto de atração de turistas, que cada vez mais procuram Mértola para conhecer o seu rico património histórico, a sua gastronomia, e ainda a sua riqueza ambiental proveniente do rio Guadiana.

O projeto Hammam & Casa de Chá de Mértola é financiado pelo Alentejo 2020, na sua componente de reabilitação, e pelo Turismo de Portugal, na sua componente de animação.

 

Fotografia de viator.com