21 Agosto 2020      11:20

Está aqui

Mértola promove coesão social do concelho com novo projeto

A Câmara Municipal de Mértola está a promover a “coesão social do concelho” através do projeto “Próximos – Capacitar e Intervir para o Desenvolvimento Social e Intergeracional de Mértola”, no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 4.ª Geração (CLDS 4G).

Esta iniciativa conta com a Santa Casa da Misericórdia de Mértola como entidade coordenadora local e a Associação de Empresários Vale do Guadiana como entidade local executora das ações. O projeto arrancou no início de agosto e tem como eixos de atuação o Emprego, Formação e Qualificação; a Intervenção Familiar e Parental Preventiva da Pobreza Infantil; e a Promoção de Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa.

Mário Tomé, vice-presidente da Câmara de Mértola e responsável pelo pelouro da Educação e Desenvolvimento Social, afirmou ao Correio Alentejo que “são três áreas onde podemos intervir, ainda que na área do Envelhecimento Ativo já tenhamos uma resposta enorme no concelho, que já salvaguarda aquilo que são as necessidades das populações”.

Este novo CLDS de Mértola terá a duração de 36 meses, prolongando-se até final de Julho de 2023. Após esse período, Mário Tomé espera ter um concelho “mais coeso”, confiando no sucesso do plano de ação definido, ainda que a pandemia de covid-19 tenha obrigado a algumas alterações à estratégia inicial.

O autarca explica ainda que a Associação de Empresários Vale do Guadiana está envolvida, sendo “a entidade que fará a ‘ponte’ entre os empresários e as pessoas, no sentido de ver que tipo de capacitação técnica é que [as pessoas] precisam para poder servir o tecido empresarial do concelho”.

Ainda de acordo com o presidente, as ações definidas para os outros dois eixos permitirão, por um lado, “erradicar algumas situações que ainda possam existir de pobreza infantil” e, por outro lado, “proporcionar hábitos de vida saudáveis à população mais sénior, para que esta possa prolongar a sua vida com qualidade”.

Recorde-se que o projeto “Próximos” é o terceiro CLDS promovido no concelho de Mértola.