8 Maio 2023      12:29

Está aqui

Mértola entre os lugares ideais para ensinar História às crianças

Fazer uma viagem e ensinar um pouco de História de Portugal às crianças – foi com esta ideia que a revista Visão Júnior, destinada ao público mais jovem, elaborou uma lista com 10 sugestões de passeios para realizar com os mais novos.

Entre estas sugestões, encontra-se Mértola, que, segundo a revista, é ideal para dar a conhecer a cultura islâmica, especialmente devido à Antiga Mesquita, que foi edificada no final do século XII e que apresenta na fachada o símbolo da Ordem de Santiago, o primeiro sinal da sua cristianização, mas que tem as portas em arcos de ferradura e o mirhab (nicho de oração muçulmano) como símbolos representativos da sua origem.

No cimo da colina, está a alcáçova do castelo, que, durante a Idade Média, escapou à destruição por ser utilizada como cemitério. Ali, destacam-se os pátios centrais das casas islâmicas, estrategicamente desencontradas para que fossem evitados os olhares indiscretos, e o criptopórtico, a única construção que conservou as paredes. 

Tendo 30 metros de comprimentos e seis de altura, a câmara subterrânea funcionava como cisterna do Guadiana e representa o profundo conhecimento que os árabes tinham das técnicas de captação e distribuição de água e que deixaram em Portugal e em Espanha.

As outras sugestões da revista Visão Júnior para mostrar aos mais pequenos, no terreno, diferentes períodos da História de Portugal são: Vila Nova de Foz Côa, Citânia de Briteiros (Guimarães), Termas Romanas de Chaves, Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (S. Jorge, Porto de mós), Judiaria do Olival (Porto), Fragata D. Fernando II e Glória (Cacilhas, Almada), Palácio da Pena (Sintra), Palácio da Ajuda (Lisboa) e Casa Fernando Pessoa (Lisboa).

 

Fotografia de publico.pt