27 Novembro 2018      09:25

Está aqui

Mértola conseguiu nova estação meteorológica

O MeteoAlentejo, uma associação sem fins lucrativos que se dedica, com muita dificuldade, a instalar e gerir estações meteorológicas no Alentejo, lançou no início do mês uma campanha para angariar 500 euros, com o intuito de comprar uma nova estação (DAVIS VUE) para a vila de Mértola, uma vez que a estação que aí tem instalada desde 2015, atingiu o limite de via útil de 3 anos.

E a campanha correu com sucesso já que ontem, 26 de novembro, o valor pretendido foi atingido por financiamento coletivo. Segundo aquela associação alentejana o valor foi financiado em 45% por donativos da população sendo os restantes 55% doados pela AEVG - Associação de Empresários do Vale doGuadiana.

Trata-se de um projeto regional de meteorologia sem fins lucrativos, que tem como objetivo divulgar em tempo real as condições meteorológicas na região e que conta para o efeito com 7 estações meteorológicas instaladas em Serpa, Bemposta, Beja, Amareleja, Mértola, Moura e Marvão.

Em 2016 seis das sete estações da Rede MeteoAlentejo foram distinguidas com o título de "Estações Estrela de Ouro" pelo Weather Underground, a entidade pioneira que criou o primeiro serviço de meteorologia na internet em 1993. A Weather Underground tem desafiado as convenções em torno de como a informação meteorológica é compartilhada com o público e acabou de distinguir as estações de Serpa, Beja, Mértola, Amareleja, Moura e Marvão.

Segundo a MeteoAlentejo Mértola é um dos concelhos com menor quantidade precipitação anual no Alentejo e com as temperaturas bastante elevadas, o que justifica ter aí uma estação aí instalada. Para Luís Mestre, um dos responsáveis pela rede, o financiamento desta estação para Mértola, reforça o "compromisso de continuar a prestar um serviço público de meteorologia à população do Alentejo".

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão