8 Agosto 2023      10:05

Está aqui

Mértola atinge recorde de 43.6 graus

Mértola, Vale Formoso, registou a temperatura mais alta do ano no passado domingo: 43.6ºC.

A informação é adiantada pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) que, citado pelo Jornal de Notícias, refere que as estações de Castro Verde, Portel, Viana do Alentejo, Alcácer do Sal e Mora também ultrapassam os 43.ºC.

Segundo os dados do instituto, a temperatura máxima do ar registada na rede de estações meteorológicas do IPMA desde o início do ano tinha sido de 42,7ºC, em Portel, no dia 25 de junho.  

Apesar das previsões apontarem para novos recordes de temperatura nos próximos dias, sobretudo na região de Vale do Tejo e no interior do Alto Alentejo, o meteorologista Francisco Rodrigues, da Best Weather, duvida que “se registem valores que quebrem recordes absolutos de temperatura”.

Note-se que o recorde máximo de temperatura do ar continua a ser de 47,3 º C na Amareleja, em agosto de 2003. 

Além disso, o responsável afirma que as temperaturas devem descer a partir de terça-feira e “continuar normais para a altura do ano”, descartando a hipótese de uma onda de calor.  

Trata-se apenas de um “episódio de calor severo. Para falarmos em onda de colar eram necessários mais de cinco dias com temperaturas superiores à média em 5.ºC”, acrescenta o meteorologista. 

 

Fotografia de visitalentejo.pt