A Câmara Municipal de Mértola vai realizar a 3.ª edição das Jornadas da Caça, que decorrerão entre fevereiro e outubro de 2025, numa iniciativa que terá, pela primeira vez, 9 jornadas, duas a mais do que a 1.ª edição.
Em comunicado, a autarquia explica que o evento, “consolidado como já sendo um marco no setor cinegético nacional, visa reforçar a identidade do território, promover a sustentabilidade da atividade e fomentar o diálogo entre os diversos intervenientes”.
Esta terceira edição vai manter o formato, com uma iniciativa por mês, iniciando-se em fevereiro e terminando em outubro com a realização da Feira da Caça.
Tal como em edições anteriores, a iniciativa contará com uma programação diversificada, abrangendo caçadores, gestores cinegéticos e todos os interessados no mundo rural e na conservação da biodiversidade.
As jornadas incluem formações, encontros, exposições, caçadas, workshops, viagens temáticas e experiências práticas, “promovendo uma maior interação e conhecimento sobre a cinegética”.
Entre as ações programadas, destaca-se a jornada deste mês de fevereiro, a Montaria no Feminino.
Segundo a mesma fonte, “este é um evento anual, habitualmente realizado na região norte do país, mas que este ano, em estreita colaboração com o Clube Português de Monteiros e a Federação Alentejana de Caçadores, conseguimos que se realize em Mértola, na Capital Nacional da Caça”.
Na jornada de março, pela primeira vez, o município vai contar com a colaboração da Federação Portuguesa de Tiro com Armas de Caça (FPTAC), onde o selecionador nacional Custódio Ezequiel irá partilhar algumas dicas e informações sobre técnicas de tiro.
Em abril, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas abre a discussão sobre qual o ponto de situação do Lince-ibérico no concelho de Mértola.
Já maio, de acordo com o município, é dedicado a formações de caça especializadas, estando previstas 4 formações na área da cinegética, em parceria com a ALSUD/Escola de Caça, Pesca e Natureza, Clube Português de Canicultura (CPC) e Associação Nacional de Proprietários Rurais (ANPC).
Na jornada de junho, o município de Mértola “irá tentar proporcionar uma experiência única e inesquecível, na preparação de toda a logística de uma viagem a uma das maiores e mais conceituadas Feiras de Caça da Europa – Game Fair en Loir-et-Cher (França)”.
No mês de julho, a habitual jornada “Queres ser caçador?” irá oferecer uma formação administrada uma vez mais pela ALSUD/Escola de Caça, Pesca e Natureza, com o objetivo de “preparar da melhor forma todos os proponentes ao exame para a obtenção da carta de caçador”.
Durante todo o mês de agosto, a Casa das Artes Mário Elias recebe uma exposição sobre a biodiversidade e fauna do concelho de Mértola, retratada em fotografias de alta-definição, esculturas em tamanho real e livestreaming de alguma da nossa fauna selvagem.
Em setembro está agendada a Jornada do Dia do Caçador, “uma das jornadas mais aguardadas pelos caçadores residentes no concelho de Mértola, que inclui diversas caçadas e almoço convívio”.
Por fim, em outubro, à semelhança das edições anteriores, a 3.ª edição das Jornadas da Caça terminam com a XVI Feira da Caça de Mértola.