24 Junho 2018      18:35

Está aqui

Mértola abre campanha de escavações arqueológicas a residentes

A vila histórica de Mértola volta este ano a promover a arqueologia e a valorização do património através de um programa de iniciativas que visam envolver a população na promoção e valorização do seu património histórico e cultural. Não é por acaso que Mértola tem um Campo Arqueológico fundado em 1978 pelo célebre arqueólogo Cláudio Torres e que foi em 2015 vencedor do prémio das Academias Pontifícias do Vaticano, pelo Papa Francisco pela descoberta surpreendente de "comunidades católicas" bem enraizadas, que acabaram por se converter ao Islão. Os dados arqueológicos “foram inovadores” com a descoberta de “uma igrejinha do século VI que estava debaixo da mesquita e, por cima, de um templo romano”, anunciou então Cláudio Torres.

Mais recentemente, novembro de 2017 a revista National Geographic deu destaque nu programa seu à descoberta de estátuas romanas no subsolo de Mértola.

Para além das várias exposições de peças arqueológicas em vários espaços públicos, no âmbito do "Museu Vivo. O Museu sai à Rua", entre 2 e 27 de julho o município lança uma campanha de escavações arqueológicas na encosta do Castelo de Mértola, onde podem participar jovens entre os 16 e os 30 anos, residentes em Mértola.

A iniciativa “Arqueologia para todos” é uma organização da Câmara Municipal de Mértola, do Campo Arqueológico de Mértola, do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciência do Património e da Universidade do Algarve.