10 Janeiro 2023      12:57

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Mercado Halal é finalista dos Prémios Nacionais de Turismo

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) candidatou o projeto “Mercado Halal” à edição de 2022 dos Prémios Nacionais de Turismo, avança a Rádio Pax.

Segundo a CIMBAL, “a candidatura foi considerada como de elevada qualidade”, tendo posicionado o projeto “Mercado Halal: resiliência dos mercados face às novas tendências do turismo” no Top 10 na categoria “Turismo Inclusivo”.

De acordo com os seus promotores, este projeto visa “desenvolver as vantagens competitivas para os produtos e serviços das empresas no espaço de cooperação Alentejo-Andaluzia, adaptando-se aos critérios definidos como ‘Muslim Friendly’, favorecendo o aumento das exportações e a aquisição de um novo padrão de consumidores”.

Em declarações à Rádio Pax, Fernando Romba, primeiro-secretário da CIMBAL, sublinha que este é um “reconhecimento” do trabalho e da parceria desenvolvida para receber turistas muçulmanos.

Note-se que o projeto “Mercado Halal” é promovido em parceria pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Fundación Tres Culturas del Mediterráneo, Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral e Mercado Central de Abastecimento de Córdoba.

A iniciativa, que decorreu entre 2020 e 2022 nos concelhos de Mértola e Beja, contemplou, entre outras ações, a realização de workshops destinados a sensibilizar os empresários, especialmente das áreas da restauração e do alojamento, mas também do artesanato, “para criarem condições no território para receberem este tipo de turista”.

Além disso, foram ainda criadas duas micro rotas turísticas, nos concelhos de Beja e Mértola, que incluem “os locais a visitar em cada concelho, assim como os restaurantes e alojamentos”, que vão ao encontro das necessidades do turista muçulmano.

O Prémio Nacional de Turismo 2022 é uma iniciativa promovida pelo BPI e o Expresso e conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal, I.P. e com o apoio técnico da Deloitte Corporate Finance enquanto knowledge partner.

 

Fotografia de mercadohalal.eu