23 Junho 2022      11:37

Está aqui

“Melhor Enoturismo de Portugal” encontra-se em Beja

A Herdade da Malhadinha Nova, em Beja, foi considerada o “Melhor Enoturismo de Portugal” e a “Melhor Estadia” na primeira edição do Prémio Nacional de Enoturismo APENO / Ageas Seguros.

De acordo com o jornal Expresso, no total, os prémios dividiram-se por 10 categorias. Mas a herdade em Beja não foi o único estabelecimento no Alentejo a vencer. O troféu de “Melhor Restaurante” coube ao Torre de Palma by Miguel Laffan, em Monforte. À Adega Mayor, em Campo Maior, o júri atribuiu o troféu “Melhor Projeto Inclusivo”.

Além disso, a distinção de “Melhor Chefe de Cozinha” foi atribuída a Pedro Lemos pelos projetos com a família Symington, como a Casa dos Ecos, no Pinhão, e ainda pelo novo projeto “Bomfim 1896 with Pedro Lemos” que abriu a 10 de junho. Já Sérgio David Marques levou para casa o troféu de “Melhor Sommelier” pelo trabalho desenvolvido na Madeira Wine Company, enquanto a distinção de “Melhor Sala de Provas” foi para a Taboadella e a Winen’Route foi votada como a “Melhor Empresa Turística”. Também a distinção de “Melhor Projecto Sustentável” coube à Casa da Passarella, em Lagarinhos, Gouveia.

A cerimónia desta primeira edição do Prémio Nacional de Enoturismo APENO / Ageas Seguros 2022 decorreu no passado dia 17 de junho, em Lisboa, no Altis Grand Hotel. Os vencedores do prémio foram decididos por um “painel de mais de 250 jurados” que inclui “reconhecidos jornalistas do vinho e do turismo, entidades oficiais do vinho e do turismo, chefes de cozinha e sommeliers, e até mesmo os associados da APENO”, de acordo com a Associação Portuguesa de Enoturismo. Além disso, “organismos oficiais votaram em diferentes regiões da sua, e profissionais do sector e associados em pessoas e projetos alheios”.

Maria João de Almeida, presidente executiva da APENO, afirma que está “muito feliz com o resultado da primeira edição deste Prémio” que considera “um sucesso”. A responsável assume ainda ter sido “a primeira vez que juntámos os players do Vinho e do Turismo numa votação justa, e num evento especialíssimo que une os dois mundos”.

Note-se que a APENO é única associação dedicada exclusivamente ao enoturismo português e, até à data, não existia nenhuma iniciativa no género, apenas a atribuição de alguns prémios de enoturismo por outras entidades de alguma forma ligadas direta ou indiretamente ao setor.

 

Fotografia de countryhotelsportugal.com