11 Dezembro 2021      11:57

Está aqui

A meio do caminho

Às 22 horas, mais ou menos perto da meia noite , um pouco mais cedo do que a hora em que este breve texto é escrito. A história aconteceu no trânsito, a meio do caminho, entre a cidade e o campo. A meio do caminho, confluíam as energias da partida e da chegada.

Aconteceu numa sexta-feira. Daria um excelente enredo, se nesta crónica hoje se falasse de crime, de sangue, de amor, de traição ou de algo assim parecido.

Nada disso, hoje a crónica é verídica e fala de pessoas reais. Certo é que recupera a circumnavegação de Fernão de Magalhães e Sebastian Elcano. Sabíeis que fizeram a primeira volta ao mundo? Talvez não!

Pois sim, Magalhães, ao serviço de Espanha, iniciou a volta ao mundo. Não a terminou. Faleceu nas Filipinas mas deixou escrito na história do mundo o seu feito e, por isso, desde 2019, temos vindo a celebrar a sua viagem!

Certamente serão muitas as fotos que poderiam ilustrar a viagem.

Hoje, ao contrário de todas as crónicas anteriores, com o título A meio caminho, partilho convosco o concerto conjunto de Portugal - Consulado e Camões, I.P. com Espanha e Cervantes, em que nos encontrámos a meio do caminho e, com o apoio e decisão de amigos muito especiais, chegamos a bom porto!