16 Julho 2016      12:58

Está aqui

MEDALHAS, COMENDAS E OUTRAS PREBENDAS

"A FERRUGEM DO SISTEMA"

Portugal esta de parabéns, na ultima semana fomos brindados com uma serie de medalhados em competições europeias e mundiais... Finalmente vencemos o campeonato europeu de futebol, que nos tem fugido desde sempre, fomos medalhas de ouro nos europeus de atletismo, e uma miriade de prémios que este espaço não é  suficiente para referenciar.

A par deste verdadeiro tsunami de proporções bíblicas, face ao que estamos habituados, ficamos a saber que a presidência não se tinha preparado para "comendar" os nossos futebolistas (caso para dizer nao fez a encomenda das comendas).

Mas o verdadeiro móbil deste artigo é outro, embora relacionado... No atletismo, algumas atletas manifestaram-se publicamente, dizendo também merecer a referida distinção, comparando algo, que embora difícil, já tem sido frequente  (ate considerando as condições quase amadoras com que estes atletas se deparam).

Concordo que é digno de nota que alguns atletas tem representado bem o desporto lusitano, concordo igualmente que não existem desportos de 1a linha (futebol) e parentes afastados (todas as outras modalidades, incluindo os para-olímpicos). Já tenho é mais dificuldade que se compare o impacto que a vitoria no euro, com as vitorias nos restantes desportos, se não vejamos:

- Quantos foram os estrangeiros que acompanharam o euro na cidade de Lisboa, e vibraram nas varias fun-zones montadas pela cidades portuguesas?
- Quantos foram os que o fizeram em relação aos europeus de atletismo?
- Qual o impacto destas vitorias para a economia nacional? (no futebol estima-se em vários milhões de euros, contando apenas com o aumento anormal do consumo)

Por outro lado, qual o motivo pelo qual se atribuem as comendas, sabendo que tem sido banalizadas pela sua atribuição indiscriminada, e que inclusive tem sido atribuídas (em alguns casos) a cidadãos com problemas na justiça...

De facto tornamo-nos um pais onde o que é valorizado é ter uma medalha, uma comenda ou mesmo outra prebenda.

Créditos da imagem aqui.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.