9 Fevereiro 2022      07:54

Está aqui

Marvão promove Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite

O município de Marvão vai promover, de 12 a 27 de fevereiro, a 17.ª edição da Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite, em 14 restaurantes aderentes do concelho.

Em nota de imprensa, a autarquia refere que “este ano, o evento volta a realizar-se nos moldes tradicionais, após um interregno em 2021 provocado pela pandemia”. Neste sentido, “ao longo de 15 dias, os estabelecimentos de restauração do concelho vão ter um menu especial em que o azeite será o Rei”.

A mesma fonte adianta ainda que o objetivo é “impulsionar e reconhecer a importância do olival e do setor oleícola para a economia do concelho”, e que pratos como açorda alentejana, bacalhau com capa de grão à Lagareiro, fraca tostada em azeite, alhada de cação, couvada de polvo ou delícia de azeite vão ser algumas das iguarias que poderão ser degustadas.

Adicionalmente, esta edição inclui também “uma programação paralela à restauração que inclui atividades como uma visita guiada ao Olivoturismo – Lagar Museu ‘Azeite Castelo de Marvão’, uma Prova de Azeites, o Mercado do Azeite Novo e um Showcooking”.

De acordo com o município, as Conversas d’Azeite irão igualmente voltar, uma iniciativa que visa “a partilha de conhecimento entre especialistas do setor oleícola do Alto Alentejo, de forma a reforçar a importância da produção de azeite no concelho”. Este ano, a moderação do debate estará a cargo de Francisco Mondragão Rodrigues, Professor Universitário e docente na Escola Superior Agrária de Elvas.

Luís Vitorino, presidente da Câmara Municipal de Marvão, explica, citado no comunicado, que “o município de Marvão reconhece a excelente produção oleícola que existe no nosso concelho e, por isso, continua a estimar e a promover este tipo de iniciativas, que tanto nos orgulham e identificam. Marvão tem das melhores condições endógenas de solo e de olival para a produção de azeite e, portanto, queremos continuar a ser reconhecidos como uma referência de conhecimento e qualidade”.

Recorde-se que o concelho de Marvão está incluído na área de produção dos Azeites do Norte Alentejano DOP (Denominação de Origem Protegida), o que “tem contribuído para afirmar a região como produtora oleícola de excelência”, refere a autarquia.

“A qualidade da azeitona galega, nascida nas oliveiras da imponente Serra de São Mamede, é outro dos fatores fundamentais para garantir a produção de um azeite de excelência no concelho de Marvão”, acrescenta a mesma fonte.

Pode consultar o programa aqui.