2 Novembro 2022      09:39

Está aqui

Marvão promove Feira da Castanha a 12 e 13 de novembro

O município de Marvão irá promover, nos dias 12 e 13 de novembro, a 38.ª edição da Festa do Castanheiro – Feira da Castanha, em homenagem a uma espécie endógena do concelho e da região, o castanheiro, e o seu fruto, a castanha.

Em comunicado, a autarquia refere que, ao longo deste fim de semana de novembro, “Marvão transforma-se numa enorme montra do mundo rural, com três tradicionais magustos, um mercado de produtos locais, exposições, artesanato, gastronomia, doçaria e muita animação pelas ruas da vila”.

Assim, nos Largos do Terreiro, de Santa Maria e do Pelourinho vão estar situados os três magustos, “com a melhor castanha assada e vinho produzido do concelho de Marvão”.

Além disso, os visitantes poderão ainda encontrar artesãos que trabalham os bordados tradicionais com casca de castanha, ou a cestaria em madeira de castanheiro, “um artesanato que tem como matéria-prima o castanheiro e que faz parte do património cultural marvanense”.

Uma exposição do fotógrafo Raúl Ladeira, que retrata o ciclo da castanha no concelho de Marvão, irá estar também em destaque neste evento.

O certame conta com um programa de animação diversificado, com a presença de grupos folclóricos, de bombos, de música popular portuguesa, cante alentejano, fanfarras, charangas, uma tuna e animação circense.

Para o palco principal (Largo do Terreiro) estão agendados espetáculos com Quim Roscas & Zeca Estacionâncio (dia 12) e Belito Campos (dia 13), complementados com as atuações dos grupos marvanenses “Os Sabugueiros” e “Cant’Areias”.

A entrada na Feira da Castanha tem o custo de um euro, cuja receita reverte, na sua totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.

Em paralelo, irá ainda realizar-se, entre os dias 12 e 27 de novembro, a Quinzena Gastronómica da Castanha em quinze restaurantes aderentes do concelho, “onde o visitante poderá deliciar-se com as melhores e mais variadas receitas, feitas à base deste fruto”.

O município adianta que esta é “uma iniciativa que pretende incentivar a utilização da castanha de Marvão na gastronomia, motivando a sua inclusão nas ementas e pratos típicos dos restaurantes do concelho”, além de promover o concelho como “destino gastronómico de eleição”.

Recorde-se que a Castanha de Marvão, “considerada pelas entidades que tutelam o setor como um produto de origem protegida (DOP), é um fruto circunscrito à área geográfica de Marvão, Castelo de Vide e Portalegre”.

 

Fotografia de nit.pt