26 Março 2020      16:26

Está aqui

Marvão: BPI e Fundação ”la Caixa” apoiam projeto de dinamização em Ammaia

O banco BPI e a Fundação ”la Caixa”  promovem o projeto-piloto “Programa Promove – Dinamização de Regiões Fronteiriças” e vão apoiar este projeto inovador que pretende contribuir para o desenvolvimento da região de Marvão.

Esta é a segunda edição do Programa Promove que, no ano de 2019, aplicou cerca de 1 milhão de euros do projeto em apoio a oito projetos-piloto inovadores e passíveis de ser replicados, podendo assim contribuir para o desenvolvimento das regiões do interior de Portugal.

Este ano, foram apresentados vários projetos e o banco BPI e a Fundação ”La Caixa” decidiram apoiar sete ideias com o mesmo potencial já referido e que implicam um investimento que pode atingir um máximo de 150 mil euros por projeto.

Um desses projetos é um projeto-piloto em Marvão, o projeto: “A nova realidade patrimonial transfronteiriça: descobrimento e valorização do Anfiteatro de Ammaia” e que pretende consolidar o estudo e valorização do anfiteatro da cidade romana de Ammaia.

Este anfiteatro foi identificado e descoberto durante a campanha de escavação arqueológica de julho de 2019, levada a efeito numa cooperação entre a Fundação Cidade de Ammaia, a Fundación de Estudios Romanos, o Museo Nacional de Arte Romano de Mérida e a Universidade de Lisboa, com a colaboração da Câmara Municipal de Marvão.

Com este investimento do Programa Promove, estão dados os primeiros passos para que a descoberta do anfiteatro, sendo um monumento com um elevado capital simbólico da cultura europeia, possa potenciar uma nova realidade cultural que, por sua vez, potenciará o setor económico, turístico e social das regiões transfronteiriças envolvidas, de Portugal e de Espanha.

 

Imagem de fundacaoammaia.files.wordpress.com

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.