7 Abril 2022      15:54

Está aqui

Mármore de Estremoz presente em obra de Siza Vieira em Espanha

A Catedral de Santiago, em Santiago de Compostela, tem agora uma capela toda em granito e mármore branco polido, obra da autoria de Álvaro Siza Vieira, adianta o jornal Público.

Em declarações à imprensa espanhola, o arquiteto afirmou: “escolhi o mármore branco de Estremoz porque é muito bom e muito bonito. E porque a catedral é toda em granito. No caso da capela onde foi colocado o túmulo, o granito nunca foi preparado para ficar à vista e está enegrecido pelo tempo. Como é um espaço pequeno, o mármore dá um contraste muito interessante”.

A estrutura “sozinha, sem mais decoração, transmite o sentimento de que se está perante algo sagrado”, referiu o director da Fundação Catedral, Daniel Lorenzo, quando a inaugurou. Este espaço, anteriormente usado como armazém e sem qualquer ligação religiosa, serve agora para enterrar arcebispos de Compostela.

“No interior, tem três prateleiras, lugar para três infelizes...”, brincou o responsável, em março, em declarações ao Público. “É como se fosse um armário, como uma execução primorosa feita por um marmorista de Valongo, o Sr. Sousa. Não tem peças metálicas de ligação, só encaixe e cola”.

O espaço é preenchido por mobiliário de madeira, como mostram as fotografias: há uma mesa de altar, dois bancos, uma cruz de prata, um conjunto de candeeiros e uma Virgem Maria do século XIII, que fazia parte das reservas do museu da catedral.

                                              

Fotografia de rotadomarmoreae.com