14 Julho 2022      10:26

Está aqui

Mármore alentejano ganha vida em exposição internacional

A exposição “Primeira Pedra 2016/2022”, patente no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, põe em destaque os mármores alentejanos e vai estar em exibição até dia 25 de setembro, avança a Lusa.

Em comunicado, a Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais (ASSIMAGRA) refere que a exposição foi inaugurada no dia 23 de junho e conta “com 74 obras originais em pedra portuguesa”.

As obras foram “desenhadas por 36 autores de 15 países, onde se destaca a presença dos mármores alentejanos” entre “as mais variadas pedras provenientes de múltiplas regiões portuguesas”.

Em declarações à agência Lusa, fonte da ASSIMAGRA indicou que, das 74 obras expostas, “24 são em mármore alentejano”, o que “confirma, uma vez mais, que [o mármore alentejano] tem todos os requisitos para ser reconhecido como pedra património mundial”.

“Do mais puro branco aos rosas, azuis e tons negros”, a exposição apresenta “variadíssimos tipos de mármore alentejano” e evidencia que este material se distingue “de todos os outros, precisamente, pela sua beleza e excelência ornamental”, acrescenta ainda a associação.

A mostra no Museu Nacional dos Coches marca o final do programa “Primeira Pedra” ou “First Stone”, iniciado em 2016 pela associação cultural experimentadesign em parceria com a ASSIMAGRA.

Dos autores com obras expostas destacam-se, entre outros, Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Fernanda Fragateiro, Ai Weiwei, Vhils, Carsten Höller, Marina Abramović, Julião Sarmento ou Philippe Starck, entre outros.

 

Fotografia de oservador.pt