10 Outubro 2023      11:45

Está aqui

Maria Teresa Meireles ganha Prémio de Conto Manuel da Fonseca

A obra vencedora da XIV edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca vai ser apresentada no próximo dia 14 de outubro, pelas 16:00, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém.

Em comunicado, o município de Santiago do Cacém refere que a obra “101 Contos-de-Bolso”, da autoria de Maria Teresa Meireles, foi a grande vencedora do prémio, tendo recebido “a unanimidade do júri”.

De acordo com o júri, “no quadro do interesse crescente pelo microconto, em Portugal, a obra vencedora significa um renascimento desta espécie de narrativa, pela concisa explosão de sentidos, entre terna e boa disposição, sinalizando momentos do nosso quotidiano. Temos aqui uma prosa firme, a espaços lírica, sem excessos de linguagem, qual profilaxia em tempos de consumismo também literário”.

Nesta edição, estiveram a concurso 54 obras de autores de língua portuguesa. Maria Teresa Meireles, autora já de várias obras, concorreu ao Prémio de Conto Manuel da Fonseca sob o pseudónimo “Navarro” e irá receber um valor pecuniário de quatro mil euros.

Segundo a autarquia, este prémio visa “prestar homenagem ao grande escritor santiaguense, figura incontornável da literatura portuguesa, e à sua obra, sobretudo através da forma narrativa do conto, em que o autor revelou toda a sua excelência”.

 

Fotografia de osetubalense.com