22 Outubro 2023      11:24

Está aqui

Marcelo Rebelo de Sousa promove Porto de Sines na Bélgica

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, concluiu sua visita de Estado à Bélgica, destacando uma "forte componente económica" da viagem. Durante o último dia, Marcelo visitou o Porto de Zeebrugge, enfatizando a colaboração entre este porto belga e o Porto de Sines, bem como outros portos com ênfase na interconexão a partir do sul. No entanto, o presidente reconheceu que existem limites à colaboração.

Marcelo não descartou a perspectiva de concorrência entre o Porto de Zeebrugge e os portos portugueses. Mas assumiu que há áreas em que a cooperação é possível, como no domínio das energias eólicas offshore e indústria de amoníacos. A colaboração no domínio do gás pode ser mais complexa devido a diferenças nas origens e prioridades dos países, mas Marcelo acredita que no futuro pode haver convergência nesse aspecto.

Quando questionado sobre se a centralidade de países como a Bélgica coloca Portugal em desvantagem na questão da energia, Marcelo observou que Portugal é central de outra forma, especialmente em relação ao gás americano e às interconexões com outros países do sul da Europa, argumentando que Portugal, através de suas relações e acordos internacionais, tem uma posição estratégica favorável no mercado energético.