31 Julho 2023      10:48

Está aqui

Marcelo está “otimista” com candidatura de Vila Viçosa à UNESCO

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, congratulou-se com o avanço da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO, mostrando-se “otimista” e esperando que possa ser das mais rápidas a ser apreciada.

De acordo com a agência Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido no domingo nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, e por outras individualidades da região, tendo-lhe sido apresentada a candidatura.

Durante a sessão, o autarca alentejano afirmou que a candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) “é o grande objetivo estratégico” para o município.

O processo de candidatura, cuja estratégia é agora liderada pelo arquiteto Nuno Lopes, foi reformulado depois de a anterior versão ter sido reprovada pela comissão nacional do organismo.

Nas declarações aos jornalistas, o Presidente da República disse ter ficado “muito satisfeito pelo avanço da candidatura”, considerando que “o dossiê tinha méritos e ganhou mais méritos nesta reformulação”.

“É uma ideia já antiga, que eu acompanhei desde o início, quando era presidente da Fundação da Casa de Bragança e que deu passos muito positivos”, assinalou.

Na sessão, o presidente do município desafiou o chefe de Estado a escolher Vila Viçosa para as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 2025, mas o chefe de Estado remeteu para o próximo ano a divulgação do local escolhido.

“Eu já defini critérios. Há de ser no sul, depois de ter sido no norte e já ter anunciado para o próximo ano no centro, e há de ser no interior e não numa capital de distrito ou de uma diocese”, adiantou Marcelo, no final da sessão.

Segundo o Presidente, a divulgação do local escolhido para as comemorações vai ser feito “pelo 10 de junho do ano que vem ou logo a seguir”, pelo que, apenas nessa altura, se saberá se “será ou não em Vila Viçosa ou noutra localização”.

Note-se que o processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial começou a ser preparado em 2001.

 

Fotografia de jornaldenegocios.pt