5 Março 2023      12:18

Está aqui

Manel

Manel, um pequeno grande anónimo de Évora. Faz da praça do giraldo a sua escola. Aprende mais sobre o desdém humano que muito adulto ocidental feito.

O Manel para a maioria não tem um rosto. Não tinha um nome até eu o abordar com receio. Receio formatado e idiota que a inercia mesquinha do meu dia a dia me impingiu e grudou no meu espírito cínico e hipócrita toldado com o passar dos anos. Como deixar que a timidez social de quem não gosta de ser exposto, me inibisse a ação de tentar ajudar ou meramente olhar criticamente e pensar em como aliviar o dia do Manel ainda que temporariamente. Alternativa foi o meu automatismo torpe que me venceu num primeiro contacto. O enxotar altivo e desprezível de quem nos pede dinheiro, pois não pode ou sabe pedir mais nada.

A sociedade falhou. A sociedade falhou e falha miseravelmente num fracasso diário apenas igualado pelo seu ímpeto em falhar. A sociedade falha em cada um de nós ao permitirmos que um olhar cansado, triste e orgulhoso de uma criança, mendigue por dignidade. Dignidade impossível na esmola, a dignidade possível a quem nada tem, e a quem nada ninguém quer tirar ou tolerar. Na falta de melhores e mais capazes ações assolam-me estas palavras pífias e parcas perante tamanha crueldade que teimamos em tolerar. Não foi a sociedade que lhe falhou, foi a humanidade que falha em cada um de nós.

Quem não falhou foi o Manel. Não teve tempo ainda de falhar, embora todos lhe falhem.

Na despedida agradecida Manel não falhou. Larga um agradecimento adulto que revela uma maturidade profunda de quem sabe distinguir o momento para o orgulho e o momento para a gratidão. Agradecimento esse que revela na ternura da sua voz que Manel é uma criança. Mais forte do que devia, mais duro do que devia, mas inocente e doce que a vida ainda não quebrou. Espero que não quebre, como quebrei um pouco mais ao conhecê-lo.

 

------------------------------------------------------------------------------

Jorge Mimoso é Consultor Informático e Programador de Software; Licenciado em Psicologia pela Universidade da Beira Interior e Pós-Graduado em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. É Estudante de Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal.