24 Maio 2021      09:22

Está aqui

Mais um lince ibérico libertado em Mértola

Foi libertado, no passado dia 19 de maio, mais um lince ibérico no Perímetro Florestal de Mértola, propriedade do município, no âmbito do Plano de Ação para a Conservação do Lince-Ibérico em Portugal.

De acordo com o portal Agricultura e Mar, o evento contou com a presença do deputado e presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, Pedro do Carmo, do presidente da Câmara Municipal de Mértola, Jorge Rosa, do presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Nuno Banza, e da diretora regional do ICNF, Olga Martins.

“Uma ação que evidencia uma vez mais a excelente relação de complementaridade entre a conservação da natureza e da biodiversidade, e a atividade e gestão cinegéticas, que torna possível e de sucesso a reintrodução e recuperação do lince ibérico, bem como de outras espécies ameaçadas”, refere fonte institucional da Câmara Municipal de Mértola.

Note-se que o lince-ibérico (Lynx pardinus) foi a primeira espécie de fauna em Portugal que mereceu a elaboração de um Plano de Ação com força legal para a sua conservação. Já no passado dia 14 de maio, os representantes com assento na Comissão Executiva do Plano de Ação para a Conservação do Lince-Ibérico em Portugal reuniram por videoconferência, após 5 anos desde a última vez.

Nesta reunião participaram 10 entidades distintas, entre elas a Fencaça – Federação Portuguesa de Caça, a Liga para a Proteção da Natureza (LPN), a Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, a ANPC — Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade, o CIBIO/Universidade do Porto, a EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva, a DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, a CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, a Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses (CNCP)e a WWF.

 

Fotografia de agriculturaemar.com