7 Dezembro 2022      15:25

Está aqui

Mais de 4.000 pessoas estiveram presentes no Festival Futurama 2022

A 1.ª edição do Festival Futurama chegou ao fim há um mês e, por isso, a organização fez agora um balanço, dando conta dos números registados.

Segundo a Rádio Voz da Planície, durante os fins de semana desta iniciativa, foram 52 os artistas que passaram pelos concelhos de Mértola, Serpa, Beja e Castro Verde para participar em 35 atividades. Quanto ao público, foram de 4.000 as pessoas que estiveram nestes quatro concelhos alentejanos durante este festival, que ficou marcado pela diversidade de cruzamentos e de campos artísticos.

De acordo com a mesma fonte, este festival ficou marcado também por estreias, como, por exemplo, os concertos de Gaspar Varela e Yerai Cortés, Yamila e Filipe Sambado e Angélica Salvi e os Tocadores de Viola Campaniça de Castro Verde.

Foram também realizados espetáculos que resultaram da continuação de projetos, como o Cantexto, a Geração Futurama ou os Artistas nas Escolas.

Da programação deste festival fizeram também parte vários workshops, realizados com a comunidade local.

Durante o Festival Futurama, foi também promovida a estreia nacional de diversos documentários, foram realizadas performances em conjunto com a comunidade e houve festa durante os dias de atividades.

A entidade organizadora fez também saber que vários dos projetos que começaram nesta iniciativa, como a colaboração de Gaspar Varela e Yerai Cortés, vão circular por Portugal e pelo estrangeiro. 

O Festival Futurama regressa no próximo anos, durante os meses de setembro e outubro, para voltar a promover diferentes experiências artísticas, novos encontros e várias vozes da região do Baixo Alentejo.

John Romão teve a seu cargo a direção artística desta iniciativa, que contou com o financiamento das seguintes entidades: Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura, Câmara Municipal de Beja, Câmara Municipal de Castro Verde, Câmara Municipal de Mértola, Câmara Municipal de Serpa, Câmara Municipal de Vidigueira, Direção Regional de Cultura do Alentejo e Fundação Millenium BCP. A Amnistia Internacional, o Agrupamento de Escolas N.º 1 de Beja, o Agrupamento de Escolas N.º 2 de Serpa, o Agrupamento de Escolas de Mértola, as Escolas de Castro Verde, o Museu Rainha D. Leonor, O Espaço do Tempo, a Santa Casa da Misericórdia de Beja e a Underdogs juntaram-se também a este festival como parceiros.

 

Fotografia de radiopax.com