24 Setembro 2017      11:33

Está aqui

LUX ANIMA REÚNE ILUMINURAS

A obra Lux Anima. Iluminuras na Biblioteca de Évora - uma edição da Althum, coordenada por Antónia Fialho Conde,  e que partilha a autoria com Isabel Cid, Cristina Dias, Teresa Ferreira e Catarina Miguel, investigadoras do CIDEHUS e do Laboratório HERCULES, Centros de Investigação da Universidade de Évora – foi apresentada na passada semana em Évora e pretende dar a conhecer alguns exemplares representativos da coleção de iluminados (manuscritos e incunábulos) que fazem parte do acervo na Biblioteca Pública de Évora.

A sua seleção esteve a cargo de uma equipa pluridisciplinar, composta por investigadoras de diversas áreas, de que se sublinham a História, a Codicologia e a Química que escolheu imagens de diversos livros: Bíblias, Cânones, Missais, Livros de Capela, Forais, Livros de Horas e incunábulos iluminados.

O objetivo era um: o estudo e a preservação da História e do Património Cultural e ficou também patente a qualidade, importância e variedade do acervo desta biblioteca que conta no seu acervo com as coleções do visconde da Esperança, alguns arcebispos de Évora, nomeadamente, Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas e D. Frei Joaquim Xavier Botelho de Lima, e ainda alguns bibliotecários, como J.H. da Cunha Rivara, entre outros.

O livro será ainda apresentado na Biblioteca Nacional de Portugal, no dia 27 de setembro, pelas 18:30h.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.