2 Fevereiro 2023      12:04

Está aqui

Linha férrea entre Évora e Elvas é a “maior obra do século”

Frederico Francisco, Secretário de Estado das Infraestruturas

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, afirmou que está em curso no Alentejo aquela que “será uma das maiores obras ferroviárias em Portugal provavelmente do último século”.

De acordo com a Planície, o governante falava durante a abertura da IV Energy and Climate Summit, sobre Mobilidade e Transporte Ferroviário, que aconteceu nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, em Évora, nos dias 26 e 27 de janeiro.

Segundo Frederico Francisco, “não há nenhuma política verde de transportes séria que não tenha uma grande componente de transferência modal para a ferrovia”, e a linha ferroviária que ligará Évora a Elvas “é certamente a maior extensão de linha ferroviária nova construída no último século”.

Para o responsável, esta ligação ferroviária, “que servirá mercadorias e passageiros”, é, “do ponto de vista técnico, o primeiro troço de linha de alta velocidade em Portugal”.

A IV Energy and Climate Summit reuniu, durante dois dias, diversos especialistas que debateram a estratégia da mobilidade e do transporte ferroviário no âmbito da transição digital, ambiental e energética, a mobilidade e o desenho das cidades e a ferrovia na coesão territorial e no desenvolvimento económico.

No evento, também o administrador executivo das Águas do Tejo Atlântico, Hugo Xambre, afirmou que “o crescimento da mobilidade ferroviária exige a evolução também da multimodalidade com outros transportes, pelo que o desenvolvimento atempado dos corredores ferroviários deve ser acompanhado do desenvolvimento de instalações logísticas (para mercadorias com enorme impacto económico regional) e de transbordo multimodais”.

A conferência “Mobilidade e Transporte Ferroviário” decorreu no âmbito do Projeto GUARDIÕES, promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

 

Fotografia de tsf.pt