A Câmara Municipal de Beja anunciou que o novo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 contempla o financiamento para a eletrificação e sinalização da linha ferroviária que liga Beja a Casa Branca.
De acordo com a Rádio Pax, Paulo Arsénio, presidente do município, revelou que “são 81 milhões de euros (51 milhões para a eletrificação Beja – Casa Branca e 30 milhões para o ramal ao Aeroporto) para esse efeito e que constituem a Opção Prioritária 3 (OP3) do Programa Operacional Regional submetido a Bruxelas”.
Segundo o autarca, a verba será assegurada em 85% por fundos europeus e os restantes 15% pela contrapartida nacional.
Paulo Arsénio considera ainda que esta “inscrição vem consubstanciar o que está vertido no PNI 2030, dando cumprimento ao mesmo”.
Recorde-se que, em maio deste ano, foi lançado o concurso para o projeto da linha férrea, num valor superior a três milhões de euros. Depois de alguns prolongamentos de prazos, a 2 de novembro foi assinado o contrato com o concorrente vencedor, estando o mesmo a aguardar o visto do Tribunal de Contas.
O prazo de elaboração do projeto, incluindo estudos de impacto ambiental, tem uma duração prevista de perto de mil dias, seguindo-se o lançamento de concurso internacional e a execução da obra.
“Qualquer outro calendário que não este, assenta em pura demagogia e populismo. Tomara que este se concretize e vai concretizar-se de certeza agora que sim, o dinheiro está assegurado”, afirma Paulo Arsénio.