4 Novembro 2025      10:34

Está aqui

Lídia Jorge conversa com os leitores em Santiago do Cacém

Lídia Jorge, escritora portuguesa

No próximo sábado (08), a partir das 16:00, a escritora Lídia Jorge, autora de uma obra “com amplo reconhecimento nacional e internacional”, vai estar na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, para um encontro com o público, que surge no âmbito da iniciativa “Outono Literário” e tem moderação de João Morales, informa o município.

Nascida em 1946, Lídia Jorge é “uma das mais importantes escritoras portuguesas contemporâneas”, destaca a autarquia. O mais recente romance da autora amplamente premiada é “Misericórdia”, que foi agraciado com diversos galardões – Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues, da FENPROF, Prémio do PEN Clube Português de Narrativa e Prémio Médicis Estrangeiro.

A sua estreia aconteceu em 1980, com “O Dia dos Prodígios”. Ao longo da sua carreira, assinou “romances centrais da literatura portuguesa do final do século XX”, tais como “A Costa dos Murmúrios” ou “O Vento Assobiando nas Gruas”. Conta ainda com livros de contos, ensaios, um volume de poesia, para além de “inúmeras intervenções no âmbito da cidadania”. Integra atualmente o Conselho de Estado.

A iniciativa “Outono Literário” está a decorrer até ao final deste mês no município de Santiago do Cacém, nas Bibliotecas Municipais e nos estabelecimentos de ensino, para “promover o livro e a leitura”.

 

Fotografia de expresso.pt