17 Dezembro 2021      23:53

Está aqui

Ler e escrever

Comecemos a nossa crónica de hoje pela famosa questão do ovo e da galinha. Qual deles surgiu primeiro? Terá sido o ovo? Mas não poderia ser… como teria saído o ovo do nada? No entanto, como saiu a galinha? De onde surgiu? E aqui andamos numa discussão que será meio ou não tanto, ou talvez seja, académica?

Até onde nos leva e porque nos levará, ninguém sabe… daí em tempos de indecisão que, prevejo, afetarão muitos e muitos mais… a uma velocidade muito grande que não se sabe como terminará. Eu próprio poderei atestar desse facto. Porém esses são outros factos para os quais não se podem prevenir fatores…

Ler, escrever, ouvir, contar, transmitir as coisas que se sabem e as coisas que se adivinham… tudo faz parte de um processo. Tudo é um binómio. Eu leio e escrevo.

Muitos de nós lemos, outros tantos escrevemos. E sabemos que ler e escrever é muito importante. Por isso, hoje, sem discutir quem nasceu primeiro, até porque me parece que terá sido primeiro a escrita, falamos da existência e dependência de uma à outra.

Em Portugal, e por isso hoje falamos sobre este tema, existe o Plano Nacional de Leitura que junta tantos e muitos autores infanto-juvenis, muitos deles que se dedicam inteiramente a promover aquilo que se escreve para aqueles que leem. E cada livro é um mundo novo. Por isso, cada escrita é um mundo novo. Pela minha profissão, tenho a enorme honra de conhecer muitos dos escritores que estão no PNL. Tenho o enorme privilégio de conhecer a sua obra e de conhecer aquilo que criam, os mundos, a língua, as personagens que nascem, que vivem e que sofrem ou atuam nas suas histórias. Ler é conhecer o mundo fora daquilo que os nossos olhos observam… escrever é documentar aquilo que já lemos pela nossa lente e, acima de tudo, a nossa interpretação daquilo que vemos e se misturou com as leituras e as suas interpretações.

E, se mais quereis saber: https://www.pnl2027.gov.pt/