20 Maio 2023      15:48

Está aqui

Legionela detetada em pavilhão em Santiago do Cacém

Álvaro Beijinha, Presidente do Município de Santiago do Cacém
Álvaro Beijinha, Presidente do Município de Santiago do Cacém

O Pavilhão Municipal Padre Amadeu Pinto, localizado em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, vai permanecer encerrado por "tempo indeterminado" após a deteção da bactéria 'legionella', foi anunciado hoje.

De acordo com um comunicado conjunto emitido pela autarquia de Santiago do Cacém e pela associação desportiva Estrela de Santo André, foi ativado de imediato o Plano de Intervenção em colaboração com a Autoridade Local de Saúde, depois da identificação da presença de 'legionella' nas instalações desportivas.

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, explicou que a bactéria foi detetada num dos quatro balneários do pavilhão durante as análises regulares realizadas aos equipamentos desportivos municipais.

"Realizamos este procedimento regularmente e, após a deteção desta situação no pavilhão Amadeu Pinto, em Vila Nova de Santo André, decidimos encerrar imediatamente as instalações como medida preventiva, até que o plano de contingência seja aplicado", afirmou.

Segundo o autarca, as instalações serão agora submetidas a um processo de limpeza e desinfeção, de forma a que seja possível reabrir o pavilhão o mais breve possível, onde são realizadas várias atividades desportivas.

"Acreditamos que esta situação se prolongue apenas por alguns dias, mas a saúde pública está acima de qualquer interesse e esperamos que a situação seja resolvida o mais rápido possível", acrescentou. A doença do legionário, causada pela bactéria 'Legionella pneumophila', é contraída pela inalação de pequenas gotículas de água contaminada (aerossóis) que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.