A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) lançou os concursos públicos internacionais para a construção dos blocos de rega de Reguengos de Monsaraz e de Moura, num investimento global superior a 41 milhões de euros.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz refere que o Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz, integrado no Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz, envolve um investimento de 32,85 milhões de euros. O concurso público para a sua construção foi publicado em Diário da República no passado dia 30 de outubro.
Segundo a mesma fonte, o bloco de rega terá uma área de 4.786 hectares e a empreitada tem um prazo de execução de 18 meses, indo decorrer nos concelhos de Reguengos de Monsaraz e de Évora. “As empresas que pretendam concorrer à obra terão de apresentar as propostas até ao dia 19 de dezembro”, acrescenta o município.
Citada no comunicado, Marta Prates, presidente da autarquia, considera que “o setor agrícola é fundamental para a economia do concelho, devendo ser sempre defendido e valorizado, pelo que o anúncio do concurso público para a construção do bloco de rega demonstra que a luta que travámos durante três anos para que a obra avançasse atingiu o seu objetivo”.
De acordo com a agência Lusa, o concurso público internacional para o Bloco de Rega de Moura foi publicado em DR na última quinta-feira.
Este bloco de rega, com um preço-base de 8,2 milhões de euros, vai ter como origem de água a Barragem de Caliços e permitirá o regadio em 1.184 hectares de área agrícola.
As empresas interessadas podem candidatar-se a esta empreitada até ao dia 06 de janeiro de 2025, tendo as obras um prazo de execução de 14 meses.
Fotografia de facebook.com