16 Fevereiro 2020      12:21

Está aqui

Lampreia, Porco ou Queijo de Serpa: o que prefere?

São três belas iguarias alentejanas que aqui se apresentam: Lampreia, Porco e Queijo de Serpa. Qual prefere?

Em Gavião, de 29 de fevereiro a 29 de março, decorrerá o Mês da Lampreia. Durante este período, sete restaurantes do concelho, a lampreia será o prato predileto e no menu constará de vários modos, com especial destaque para o arroz de lampreia.

A iniciativa é do Município que pretende assim promover a gastronomia local e também dar mais um impulso ao turismo e à economia, incentivando à descoberta do concelho com a iniciativa “Um Alentejo Diferente" e que irá oferecer bilhetes turísticos aos comensais com vistas gratuitas a locais emblemáticos de Gavião: Castelo de Belver, Museu do Sabão e Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias de Belver.

Bem perto, em Portalegre, até 1 de março, decorre o “Comidas da Matança” e onde as estrelas serão as dezenas de pratos com o porco como base.

São 22 os restaurantes que aderiram a esta quinzena gastronómica promovida pela Câmara de Portalegre, e que visa dar a conhecer os sabores característicos da cidade alentejana mantendo também viva a tradição da “matança” e de tudo o que a envolve.

Sendo a carne de porco a mais tradicional e a mais usada na cozinha alentejana, o número de pratos com o porco como base são muitos e variados e, nesta quinzena, vai poder as sopas de cachola, febrinhas do alguidar, migas de batata com entrecosto frito ou a carne de porco à alentejana ou ainda miolada com rim, entremeadas, bochechas e cachaço de porco assado, não faltando ainda o toucinho frito, paio de porco preto, abanicos, lagartinhos, cabeça de xara, linguiça, farinheira ou a cacholeira branca de Portalegre.

Após esta quinzena, a autarquia prepara já novas iniciativas dedicadas aos "Sabores da Páscoa & Doces Conventuais", "Santos e Sardinhadas", "Comidas com Cebola" e "Vinhos de Portalegre".

A sul, em Serpa, o Queijo é rei e senhor e, de 21 de fevereiro a 1 de março, realiza-se a “Feira Gastronómica do Queijo” em vários restaurantes do concelho.

A organização pertence à Câmara Municipal de Serpa e, a 28 e 29 fevereiro e a 1 de março, decorre a “Feira do Queijo”.

 

Imagens de pinterest.pt, foodfromportugal.com , agriculturaemar.com

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.