20 Janeiro 2019      12:48

Está aqui

Laje votiva encontrada em Arronches em vias de ser classificada

A laje votiva em língua latina, encontrada no concelho de Arronches, e que vê agora acontecer a abertura do procedimento - para posterior publicação em Diário da República – de modo a ser classificada.

A Direção-Geral do Património Cultural já notificou a autarquia de Arronches que se mostrou a favor da classificação, mas contra a saída do concelho do referido achado arqueológico que, em 2015, integrou e esteve em destaque na exposição “Lusitânia Romana: Origem de Dois Povos”, patente no Museu Nacional de Arte Romana, em Mérida, Espanha.

Encontrada no Monte do Coelho, este achado tem um elevado valor cultural e de grande significado para a Nação”, refere o despacho assinado pela Diretora-Geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva.

Considerado um dos achados epigráficos mais importantes dos últimos anos, os textos apresentados nesta estela representam um dos raríssimos documentos escritos em língua lusitana encontrados até hoje. Como revela um relatório técnico, os textos têm um teor religioso e ritual, e trazem novidades do ponto de vista arqueológico aludindo a termos e designação de divindades e outras terminologias desconhecidas até esta descoberta.

 

Imagem de flickr.com

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão